-


quarta-feira, dezembro 19, 2007

Tradições natalícias: O «frango bicha» à moda de Freamunde... "Mundus Perigosus" (Foda-se! até já sei falar Latim!)

A maioria da catraiada que lê este singelo blog, ao ler o título, já deve estar a pensar que se trata de uma lambarice, de uma grande especialidade.
Pois eu não digo que o não seja, mas depois do que vi, chamo-lhe «coisa nojenta».

A maior parte das regiões têm a sua própria modinha, isto é, uns comem o bacalhau, outros comem peru, e tal e tal. Aqui na zona de Lousada (mais para os lados de Freamunde), come-se o «Capão».

Alguns já perguntam: Mas o que é que é um capão?

Pois, passo a explicar:

Tão a ver um galo? Todo masculino e tal, a cantarolar e a saltar à cueca às galinhas, né? Pois o capão, é... digamos... mmmm... bom... é um galo só que sem a parte da masculinidade... ou melhor, sem as «jóias de família» ... pronto! Sem tomates!

Qu’é que acontece!? O frango (ou galo), depois de se sujeitar a uma operação de castração, fica... digamos, que com jeitos apaneleirados, de modo que, a partir desse momento fica a modos que “envergonhado” deixando de saltar à cueca e de cantar. Pois é triste ser capão. Mas antes ele que eu!

O raio da operação de castração é essencial! Porquê? Ora passo a explicar:

A operação de remoção dos tomates do galináceo é delicada. Segundo a Ti Jervásia Eustáquia (nome fictício de uma senhora que cria galos larilas à mais de 50 anos): «As vezes, os capões morrem com o susto (PUDERA, caralho! Ficar sem tomates a sangue frio!), não aguentam com a operação.».

Realmente, imagine-se um bicho de olhos esbugalhados, claramente fodido por estar a ficar sem tomates. É, claramente um ambiente de terror. Pelo menos pelo franganito.

Mas esta porra tem história!

A historieta remonta ao tempo dos romanos:
Havia um certo indivíduo, um tal de cônsul Caio Cânio (o Sócras lá do sítio), que, não conseguindo dormir por causa da merda de cantorias dos galináceos, fez aprovar uma lei que proibia a criação dos bichos. Ora, o pessoal queria comer frango, pensou numa maneira de contornar a lei, e eis que um qualquer palerma teve a ideia: «Pá! Vamos tirar os tomates ao frango para ver o que é que acontece?!», ao que o colega (que devia ser da Liga de Protecção dos Animais) disse: «É pá, mas isso é fazer sofrer o animal, caralho!» .

Tenho de admitir que o gajo tinha razão, visto que o franganito, depois de ser capado, começou a sofrer de um certo complexo de inferioridade, e quiçá, de uma certa vergonha por lhe ter sido retirada a virilidade. Tadito!
Aliás, depois do processo, o frango deixa de saltar à cueca nas frangas da capoeira, deixa de cantar e de fazer a barba (hehehe). Anda ali de um lado para o outro, mãos no bolso, todo fodido, envergonhadito, cabisbaixo!

Pois, mas a data de horrores passada pelo frango não acaba aqui!

Depois do processo de castração, o bicho começa a crescer desalmadamente e quando está no “Ponto de tacho”, pega-se no bicho (ainda vivo), e serve-se-lhe um cálice de vinho do Porto.
Nisto, o bicho cai para o lado, sofrendo de uma piela crónica (ou fica embriagado).
Espeta-se-lhe a naifa à goela e, depois de mor... bom... depois das cacarejadas finais, e tal e tal, vai ao forno para tostar.
Prepara-se um recheio e enfia-se no... no... no CU do bicho!

Poderão vocês imaginar que se o frango sabia que lhe iam, depois de morto, enfiar um misto de carnes (literalmente) pelo cu acima, não sei não... antes de ser capado e de ser embriagado, pegava nas malinhas e mudava de poleiro.

Pois, depois de toda esta aula de culinária, muitos perguntar-se-ão: Mas para que é que se castra a merda do frango?

Passo a explicar:
Os galos cantam, têm a carne dura e vermelha, carto? Certo! Depois de capar o frango, a carne fica tenra e branca.

Horrorizados? Eu também!
E tem um galo de passar por isto, para ficar com a carne mais tenra... Foda-se, comam galinha!


RAISPARTA!

Poeta Acácio (Poeta do Desassossego Desassossegado)

TENHO DITO

13 comentários:

D. disse...

eh pah, que crueldade. gentes bárbaras as dessa terra...

Elsa Miguens e Ana Silva disse...

eu já ñ gostava mt do bicho...agora então...

de qq maneira,o post deu-me ideias p torturar algum gajo q se porte mal comigo;).

bjinhos empinados

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

daniela:
Pois é mesmo esse o termo: Gente bárbara!

Beijinhos

TENHO DITO

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

Nariz Empinado:
Por amor de Deus, eu juro que não fiz nada!

Tu és danada! :)

Beijinhos

TENHO DITO

Gaja Boa 2 disse...

hahahaha Que cena mais sádica meu!!!! Ate fiquei com pena dos capoes...dassse....ja na bastava caparem-nos inda lhes poem merda pelo cu acima??? Ha animais que nao nasceram pa ser felizes...

bom natal

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

gaja boa 2:
exectamente... há animais que logo que nascem, ficam logo marcados para irem pró tacho!

TENHO DITO

Bom Natal e beijinhos

Fresquinha disse...

Como é que se capa um galo ? Faltam as instruções.

Sofia disse...

É mesmo cruel..fogo!Lá está, porque é que ao invés de tirar os tintins ao galo, não se come galinha?
Eu fico-me pelo bacalhau..essa tortura dos capões não me parece bem..é por estas e por outras que queria ser vegetariana..mas depois aparece o fiambre e o peru, e nada feito!
Beijinhos*

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

Fresquinha:
Como é que se capa um galo?
Vou explicar:
1. faz-se um buraquinho, com uma tesoura, mais acima do cu (no sobre-cu).

2. Enfia-se a mão pelo buraco acima (ou se preferires, pelo cu acima) e tenta-se encontrar umas cenas semelhantes a feijões (que são, claro está, os tomates do bicho)

3. Tirados os tomates, cose-se com linha e agulha o dito buraco.

Vais torturar alguém? :)

Beijinhos

TENHO DITO

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

Pourpre:
Fazes bem... mas desconhecia essa tua faceta de "grilo" (=vegetariana)... hehehe...

TENHO DITO

Anónimo disse...

Ei Pedro! Está excelente este post! É mesmo assim! Eu sei. A minha mãe sabia fazer estas cenas: capar galos! É uma arte, cortar o frango todo, cosê-lo e não o matar. Mas que é bárbaro, lá isso é. Ri-me à fartazana com o teu escrito!

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

Tigremia:
Mas lá que o frango, depois de tar devidademente cozinhado, fica bom, disso ninguém dúvida!

TENHO DITO

Fresquinha disse...

Qu'é feito ? Atão ? Desaparecido ?