-


quinta-feira, dezembro 06, 2007

Peúgas, presentes e Pai Natal! O Poeta Acácio tem uma palavra a dizer sobre o Natal

Há coisas, meus caros, que de tão estúpidas, nem mereciam estar ligadas ao Natal, mas, o que seria do Natal se não houvessem coisas destas?

Os portugueses são levados da breca no que toca a cumprir tradições. A tradição manda comer o bacalhau com todos, fazer a ceia de Natal, comer os doces natalícios próprios da região e... oferecer presentes!

Porém, desde sempre, há uma tradição latente em todas as famílias! Há sempre um elemento da família que gosta de dar peúgas!

Ah peúgas! Que fixe... C'um caralho!

Normalmente, o que é que acontece quando nos oferecem peúgas? Lá dizemos em ar enjoado: «Ai... peú-ga-ga-s... que fixe... estava mesmo a precisar...»

Quando já temos a gavetinha cheia destas merdas, lá vem uma tia (normalmente) e diz: «Como não sabia o que havia de dar, comprei-te umas peúgas... espero que te sirvam» e um gajo que nem adivinhava que lhe iam sair peúgas na rifa, lá diz: «ah... que bom...», quando lhe apetecia dizer: «FODA-SE! MAIS PEÚGAS?! ATÃO E UNS CHOCOLATINHOS, NADA?»

Sejamos francos! De que me servem peúgas? Para aquecer as orelhas é isso? Até que é útil, mas fora isso, não me servem para nada!

Bom... mas o que mais gostava era de receber brinquedos! Sobretudo, aqueles que davam para desmontar e não davam para montar!

Não percebia o conceito dos Lego... a sério... uma cena que já vem desmontada, e que quando se monta, funciona, para mim não era brinquedo! Brinquedo que é brinquedo, vem montado, a gente desmonta e depois fica fodido por não funcionar! Isso sim é um brinquedo!

E quem é que, segundo os nossos pais, traz os brinquedos (se nos portar-mos bem)? O Pai Natal!

Sim... quem não conhece essa figura barriguda, de barbas brancas e vestido de vermelho?

Eu conheço! E se o pessoal não me garantisse que se tratava do Pai Natal, ia jurar que se tratava de um GNR sob disfarce!

Quem é que já não escreveu uma cartinha a este senhor?

Curiosamente, tudo aquilo que se pede a este gajo transforma-se em peúgas e, de quando em vez, em lenços.

Aí é que um gajo começa a perceber o esquema todo, e... «Ai o caralho! Mas eu não pedi uma PSP?! Queres ver que as cartas se trocaram!? FODA-SE OS CTT!»

Na nossa cabeça, o Pai Natal é uma figura que nos entra pelas chaminés, mas que não fica entalado! Mesmo estando grávido de cinco barris de cerveja!

Renas voadoras! Sim, e eu sou o Tio Patinhas!

As coisas que a malta gira inventa, só pra gente se portar bem.

Portanto, meus queridos, se me quiserem dar alguma coisa... por favor!!!!! Não me dêem peúgas!

[imagem retirada do Vladstudio]
Poeta Acácio (Poeta do Desassossego Desassossegado)

TENHO DITO

14 comentários:

D. disse...

ainda bem que uma das tuas tias lê isto, assim ela já não te dá peúgas pelo natal... ahaha

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

daniela:
ora aí está... ainda bem!

TENHO DITO

Gaja Boa 2 disse...

Peúgas não te vou dar....agora ja não tenho coragem. E umas cuecas, pode ser???? hehehe

Elsa Miguens e Ana Silva disse...

Eu até nem estava a pensar dar-te nada. Mas...q tal um Action Man?vem montado e podes desfazê-lo todinho. assim,fazes um bem à humanidade!

Bjinhos empinados

Anónimo disse...

Eh pá! Eu acho que nunca te dei peúgas. Ou dei?... Legos, sei que sim. Este ano vou pensar melhor. Uma boneca insuflável?...

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

gaja boa 2: Hem? Cuecas, é isso? só se tiverem corações ou ursinhos!
hehe
beijos
TENHO DITO

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

Narizinho empinado:
Tens razão... a humanidade não merecia levar com o ActionMan! Fico à espera! :)

TENHO DITO

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

Tigremia:
Uma boneca insuflável até que era porreira, só que ocupa muito espaço!
hehehehe

TENHO DITO

Sofia disse...

De facto, temos de pensar bem na prenda que damos a este cachopo..Peúgas nunca demos tigremia..ao menos isso!:D As prendas de natal têm toda uma ciência desconcertante que não me atrevo a comentar..mas algumas conseguem ser bem tenebrosas..Vemo-nos na troca de prendas!Vou ficar atenta à tua cara!Lolol :D

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

Pourpre:
Valha-me isso... vocês nunca me deram peúgas! Ciência um tanto ou quanto desconcertante é a favor... Já tou a ver que vai sair daí coisa... hehehehe

beijinhos

TENHO DITO

violent.femme disse...

as meninas não passam esta fase mas... com pijamas e camisas de dormir? xD

Violette*

(a.k.a. uma Dama do Sinal)

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

violette (a.k.a. uma dama do sinal):
Já estava com saudades de ver uma das meninas do Damas do Sinal...
Pois lá está.. curiosamente às catrais costumam dar pijamas... como é k eu não me lembrei disto?

Beijinhos

TENHO DITO

Sara Morgado disse...

É verdade. Todos os natais recebo o pijaminha da tia que dá muito jeito com o frio questá. E, além disso, dessa mesma tia, recebo algo espetacular que é: uma caixinha de chocolates. Mas, a caixa é feita pela minha tia e tem laços, brilhantes, rendas, cetim, veludo, dourados e só não tem plumas porque porque :)

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

Sara Morgado:
Uma caixa de chocolates personalizada? Fixe... quanto às plumas... não sei não...

beijinhos

TENHO DITO