-


quinta-feira, outubro 18, 2007

Coisas da vida corrente... Zé Pincel e as suas destemidas aventuras pela "selva urbana"!


Bom, há várias coisas que me fazem pensar duas vezes antes de escrever um novo post para este blog super-hiper-mega-ri-fixe. Porém não há nada melhor que relatar uma das minhas aventuras... Bom, se calhar até pode ser que haja alguma coisa bem melhor, mas por enquanto é o que se pode arranjar!

Ora, meus ricos "chiquiuinquies" (lê-se xi-ki-uin-kis e é mais uma cena que quer dizer catraios), eu, Zé Pincel (ou Poeta Acácio pós amigos) lá me meti num "quimboio" e lá fui tipo explorador em busca de tesouros, em mais uma aventura.

Uma pessoa como eu, habituada à "agitada" vida do campo, claro se vê que quando chega à chamada selva urbana faz papel de estrôncio e, prinicipalmente, vê-se por vezes a desempenhar autênticas figuras d'urso! Porém a parte que mais gosto é o comboio. É aí que se passam as minhas aventuras!

O meu primeiro desafio: Enfrentar o "Pica"! Sim, esse todo. Para mim, o pica é uma figura devéras assustadora, e quiçá, terrível! Vejo-o vestido de azul, calça vincada azul-escura, bigode, barriga de cerveja e a terrível-máquina-faz-buraquinhos-no-bilhete-do-passageiro.

Curiosamente, continua a ser a figura vestida de camizinha azul, calcinha vincada azul-escura, bigode, barriga de cerveja e a terrível-máquina-faz-buraquinhos-no-bilhete-do-passageiro. Porém, estes senhores já sofreram um pequeno upgrade, ou seja, a versão que vinha equipada no Pica antigo era uma versão 1.0. Agora, o Pica moderno passou a ser "equipado" com a versão Pica v.2.0. Isto é, estas figurinhas da CP já não têm barriga nem bigode e agora, para além do estupor da maquineta de buracos, têm um brinquedinho semelhante a um PC de mão para dar bilhetes aos passageiros. Há até que passe o cartão na ranhurinha da maquineta! Estupendo! Esqueceram-se, porém, de carregar estes indivíduos com o software "Sentimentos 2.0", "Sorriso 1.2" e o "Perdoe-me Lá A Multa 4.2.3".

Bom, ainda assim, uma coisa vejo... os senhores da CP viram-se obrigados a realizar um upgrade ao Pica, visto que, estes senhores, devido às características que a versão 1.0 possuia, eram muito lentos no acto de fazer o buraquinho e não conseguiam aguentar muito tempo aquando das longas maratonas realizadas atrás dos passageiros clandestinos. É por isso que actualmente não ouvimos a célebre expressão: "Olhó picaaaaa!!".

Depois, há todo um mistico conjunto de passageiros durante a viagem Caíde-Porto S. Bento.

Apresento-vos então a minha lista de belas figuras tipicamente portuguesas:

1. O labrego (com o saquinho da couve, com o rabo da cebola ligeiramente saído para fora do saco. Normalmente o saco é da Delta Cafés. Esta figura é originária da Zona 6 - Marco)

2. As gajas boas (normalmente estas entram em Penafiel, em Paredes e em Ermesinde. Em Caíde também!)

3. O curtido do DJ (o tipo de head-phones nos ouvidos com música a altos berros; normalmente também existe o tipo que não se importa de divulgar a música aos outros passageiros colocando-a a tocar na coluna do seu Nokia Express Music)

4. O dorminhoco (o tipo que normalmente tem os olhos fechados e a boca aberta)

5. "The Least But Not The Last", o velhote (de sopa de letras em punho).

O mais interessante é que depois de tanto tempo uma pessoa até que se habitua!

Bom, adiante...

O mais fixe disto tudo são os próprios comboios. São máquinas extraordinárias menos na côr! Amarelo? Ó senhores da CP vejam lá se não se podem pintar os comboios de cinza prata. Assim já passavam por "Comboio BALA!"

Durante a viajem já não ouvimos aquele som irritante de carris, nem apanhamos uma constipação provocada pela corrente de ar vinda das portas mal fechadas. Agora (bom... há já algum tempo) o comboio tem Ar Condicionado, tem um botãozinho para abrir a porta (que já não abre em andamento) e, quando a malta se porta bem, temos direito a uma pianada do ganda maluco do Ludwig van Beethoven!

Só há um pequeno problema... a voz irritante da senhora que de vez enquando nos informa da estação. "Próxima estação: Recarei-Sobreira", interrompida com um "Senhores passageiros, para vossa segurança recomendamos que não forçem as portas. Obrigado.". É que com tanto aviso a malta não consegue dormir decentemente!

Com tanta coisa, não sei por quê, a minha preferência vai para a 2ª e 3ª carruagens e como nos aviões, à cochia (quando calha bem, à janela). E fora dos lugares prioritários! Sim, porque os lugares prioritários já me valeram um "Desculpe... o senhor não me cedia o seu lugar, por favor?", e eu lá tive que ceder o lugar e ir de pé o resto da viajem (sublinho o resto da viajem, tendo em conta que o senhor entrou em Cête).

Portanto petizes, quando quiserem entrar numa aventura cá com o Zé Pincel, não se esqueçam... Comboio procedente de Caíde com destino a Porto São Bento, carruagem 2, qualquer lugar (normalmente os da direita), segundo os seguintes horários de atendimento:

Ida: Terças e Quintas no comboio que sai de Caíde às 7:30 e às Sextas no das 8 e pico, com a minha entrada triunfal em Meinedo!

Volta: Terças e Sextas no comboio que sai de São Bento às 12:30 e às Quintas no das 13 e qualquer coisa. Com a minha grande entrada em Porto Campanhã!

Preparem-se para uma viajem alucinante!

P.S.: Sempre que me não virem, gritem: Poeta Acácio, me vem salvar seu cafageste!

Um forte abraço!

Poeta Acácio (O Poeta do Desassossego Desassossegado)

TENHO DITO

6 comentários:

Anónimo disse...

Mas que tu andas a fazer para vir tantas vezes ao Porto?!

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

Negócios e lazer! :)

Agora a sério... Estudos!

TENHO DITO

Sofia disse...

É verdade os transportes públicos são uma autêntica delicia de personagens bizarros...mas mais que os comboios, que sempre são mais fashion, há os autocarros, esses sim são uma verdadeira pérola!Especialmente quando falamos do 704 para a boavista à 13.30..uma delicia!Ele é velhotes com sacos de compras, ele é velhotes que andam a passear, ele é freiras, ele é crianças da escola hiperactivas, e depois pessoas normais.:D
Andas a estudar onde? Nós por aqui andamos muito desactualizados..

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

Lusófona

D. disse...

eh pah, eu estou fascinada com a oportunidade de andar todos os dias de comboio, mas como vou nos de Guimarães e Braga, as pessoas não são tão bizarras. eheh

Sara Morgado disse...

Os comboios ainda são dos melhores meios de transporte. Antes ir para a faculdade de comboio que de autocarro :)
Essa do gajo que leva o telemóvel em altos berros no comboio é inteiramente verídica e muito má. É sempre o musicol techno quando metade do comboio tenta aterrar.