-


terça-feira, agosto 26, 2008

Bonecada, Pinipons e outras coisas mais...

Meus caros petizes da vida airada, cá estou eu, o Poeta mais destemido e mirabolante da blogosfera (ou se calhar não), para vos trazer mais uma interessante (ou não) divagação acerca de qualquer coisa pouco ou mesmo nada importante.
Andava eu ali prós lados do estaminé da queridíssima Soya quando, e comentando acerca da imagem aqui em baixo, disse que a estátua era «interessante...» e que se parecia com um Pinipon...

Pronto... se calhar exagerei ao ter dito que a estátua era interessante. Se calhar se dissesse «esta estátua parece um cu dos antigos» seria mais apropriado mas, dadas as circunstâncias, foi aquilo que me veio à cabeça.
Achei engraçado o facto de uma das comentadoras ter dito - e passo a citar: «Um pinipon??? Os pinipons eram lindos!!! Esta estátua, (na) minha opinião, é feia que dói.». Realmente, a estátua é feia que dói, mas daí a dizer que os Pinipons são lindos vai uma grande distância.
Mas, eis que a nossa Soya desafia o Poeta e diz: «Desafio-te, Poeta Acácio, a fazeres uma entrada no teu blog sobre esses bonequinhos!:p»
Eu em primeira instância ia falar do :p que ela colocou no seu comentário. Porém, sentindo-me desafiado, lá decidi fazer uso da minha massa cinzenta que, nos últimos dias anda com falta de inspiração. Talvez porque o stock de Casal Garcia tenha acabado. Quem sabe...
Pois bem, quem - pergunto eu - não conhece estes bonequinhos e a porra de música que os acompanha? Toda a gente!
Todos sabem cantarolar aquela música: «Pon, Pon, Pon, Pinipon! Que divertido! A quinta Pinipon-o-on! Ovelhinhas bebés! Águinha para as vacas! TODOS A BEBER! Na quinta de Pinipon... isto é qu'é bom! De Pinipon!». O que ninguém sabe é como é que surgiu esta bonecada.

Até à bem pouco tempo, toda a verdade acerca dos Pinipon era Confidencial mas, graças à capacidade de investigação do nosso Chibo de Serviço, todo esse emaranhado de segredos foi desvendado.
Preparem-se para a revelação do ano!

Eis como tudo aconteceu...
É num belo dia de Julho do ano da graça de mil nove e sessenta e dois, depois de uma tarde bem passada a fumar charutos cubanos e a ver as miúdas em fato-de-banho que, Albano Pini e Megusta Pon, dois espanhóis na idade da reforma, decidem enveredar pelo maravilhoso mundo da estupidez.

Diz Albano: «- Mira! Megusta, estoi aquié a pensiar quie podiyamos juntiyarmo-nos paria abriyermos um negiócio juntiyos. Quie te pariece faziermos negióciyo como los Dolce & Gabana?»

Ao que diz Megusta: «- Albano! Tu estaiyes louco?! Yo soi muito macho! Essies diois syão umas bichyonas dio camandro! Yo soi un puro macho latino!»

«- Pero, teriyamos bifias em trajes meniores (oi miesmio sien rioupia), die mamiocas a saltitiar a nuestra frientie!... Tu não quieres isso? No te gusta?»

«- Oh si! Megusta mucho! Pero, tioda a gientie nos vai chamiar bichyonas!»

«- Tienes raziõm! Tienho quie pensiar miais un piouco!»

Albano, pensou bastante até que, depois de fumar duas ou três ganzas de baixa qualidade sugere:

«- Io! Megusta, piorque non abrirye umia fiábrica de fazier boniecada?»
«Boniecada? Andiastie a apianhyar miutio siol na cabieçia! Die quie mie servye iuma fiábrica die fazier bionecada?»

«Mira! Pero piodiyamos abrier a fiábrica e piôr lá giajyas bioas en trajes meniores yo miesmio sien rioupia, ya fiazyer yo a «yempaciotar» os bionyecos! Yo «yempacotamos» as yempregadas!» - Albano diz isto fazendo um sorriso maroto, como quem diz: «Quero lá saber de empacotar os bonecos... a gente depois viró pacote das empregadas!»

Megusta, depois de muito ponderar a ideia, aceita a estupidez e a coisa marcha. Porém a idieia do nome ainda foi atribulada...
O primeiro nome a surgir foi «Megusta Pini, A.R. LDA» porém, devido a a trocadilhos manhosos feitos pelas crianças a empresa é forçada a mudar de nome.
É no ano de mil nove e sessenta e sete que, empresa e bonecos deixam de se chamar «Megusta Piniar» (como carinhosamente eram denominados pelos petizes) para chamarem «Pinipon».

Poeta Acácio (Poeta do Desassossego Desassossegado)

TENHO DITO

19 comentários:

violent.femme disse...

clap clap!
"megusta pini" - trés bien! aposto que o gerente da fábrica éra um Rrrramón, que gostava de "bailar toda la noche" com as bonecas. (quero dizer, com as yenpregaditas muy gostositas)

ai ai, esta imaginaçao do poeta..

- (ainda assim violette*, mas distante.) -

Vitória disse...

loooool

Lembro dos pinipon, mas confesso que nunca me debrucei sobre a história dos mesmos, sinto-me mais culta depois de ter entrado aqui.;)

Beijooooooooooo

Moon_T disse...

Caro Poeta Acacio,

depois de ler e reler este teu post só me veio à cabeça isto:

Mas que puta de conversa esta que estive a ler este tempo todo???
Pinipons??? Isso é da Era pré-Teletubbies jovem, ou seja , dos dois venha o Diabo e escolha! Nem nostalgico fiquei ... só me deu para rir. O que veio bem a calhar depois de ter tido uma arritmia cardiaca provocada pela imagem da estatua (ou será um urinol canino moderno?).

enfim... cultura é cultura nao é mesmo?!


obrigado

Jiminy_Cricket disse...

ahahahahahahahaha

adorei!!! Está simplesmente divinal ;)

Adorei saber toda a verdade dos necos e o meu espanhol melhorou muito mais desde que li este post ;)

beijos

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

fräulein veilchein ou violette*:
minha querida, por acaso não é que o gerente se chamava mesmo Ramon! Pero no estoi segurio se gustiavia de biailiar toda la noche!
Tenho de averiguar junto do chibo! hehehehehehehe

Beijos poéticos

TENHO DITO

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

vita:
como eu gosto de fazer a malta que lê este estaminé relembrar-se dos tempos de petiz... hehehehehehehe
Fico feliz por isso! hehehehehe

Beijos

TENHO DITO

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

moon_t:
realmente entre Pinipons e Teletubies venho o diabo e escolha... porém ainda lhe vai dar que fazer... hehehehehehe
Voto na opção urinol canino moderno, ou urinol caninco comtemporâneo (pra ser mais chique!) hehehehehehehe

Um abraço meu caro

TENHO DITO

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

jiminy_cricket:
minha cara, eu sou um poliglota nato! Aliás, sei falar fluentemente espanhol, português e brasileiro! hehehehehehehehehe
Quer dizer.... arranho um bocadito de brasileiro, mas só um bocadito! hehehehehehe

Beijos poéticos

TENHO DITO

Luxúria x Tentação disse...

Bom o que tu sabes, nós sabemos de outras coisas!

beijinho poeta!

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

luxúria vs. tentação:
Digamos k sou do género de idivíduo k ñ sabe lá mta coisa mas k inventa e apalerma quanto baste... hehehehehehehehehehe

Beijos poéticos

TENHO DITO

Anna Molly disse...

BRU-TAL!!!
Adorei!!
O que me ri para aqui com este teu post!
Nunca pensei que o fizesses...desafiei mas pensei: Vai-se armar em menina e tal, e não vai fazê-lo!

Está muito giro...BRU-TA-LEEE!!!
baCi

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

soya toya:
ahhhhh... pensavas que não ia fazer esta historieta, hem?... bem sabes que a arte do poeta é fazer e contar historietas que não lembram a ninguém, e quando é desafio, a coisa torna-se ainda mais interessante! hehehehehehehehehehehe

Beijos poéticos

TENHO DITO

Anónimo disse...

Ganda maluco!!!
O nome original da empresa era o melhor! LOL

Moyle disse...

o teu espanhol é muito melhor que o do Figo. já não preciso de me ir inscrever num curso para assistir aos treinos do FCP e do SLB

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

ap:
meu caro, também achava que o título inicial era melhor... mas vá se lá entender esta gente do markting! hehehehehehehehehe

Um abraço meu caro

TENHO DITO

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

moyle:
caríssimo moyle, aqui o poeta tirou o curso «espanhol para totós» por correspondência... em 20 postais dos correios fiquei a dominar perfeitamente o idioma de nossios irmanios... hehehehehehehehehe

Um abraço meu caro

TENHO DITO

enforcadinho disse...

http:\\ruadosenforcados.blogspot.com

Não deixem de passar por este novo espaço de desabafos diários...

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

enforcadinho:
Eu vou tentar não deixar de passar... :)

Um abraçpo meu caro, e volta sempre

TENHO DITO

ciny disse...

Lousada, digo caro poeta acácio vou desafia-lo eu agora a dar voz a este dialogo entre o pini e pon xD