-


quinta-feira, maio 08, 2008

O novo acordo ortográfico para totós... Coisas que só podiam acontecer em Portugal

Meus caros catraios, no rescaldo da tainada que comemorou os 2 anos passados desde a abertura deste estaminé ao público em geral, cá estou eu para vos trazer mais palermices e mais coisas estúpidas que só num país chamado Portugal podiam acontecer.
Ora desta vez, não comentarei os balázios que um indivíduo aqui de Lousada levou depois de uma alegada sardinhada com tintol à mistura, nem sequer da crise que vive o Boavista FC depois do caso do suposto investidor-teso.
Pois bem, o que me traz aqui hoje, é afinal o assunto do momento, o assunto que tem andado pela boca dos portugueses e que, inevitavelmente, tem posto a cabeça em água a muito labrego e Zé Portuga espalhado pelo nosso Portugal. Falo-vos então do Acordo Ortográfico.
Para que serve então um acordo ortográfico?
De um ponto de vista, um acordo ortográfico serve para que todos os países, com uma língua em comum, escrevam da mesma forma (como no caso de Portugal e dos PLOP), num outro ponto de vista, só serve para baralhar as ideias e foder uma coisa que por norma estava bem.
Vejam-se algumas modificações na morfologia de certas palavras após a introdução do Acordo Ortográfico:

Facto - fato (pode bem ser um «fato»-de-treino, ou mesmo, mesmo, um «fato»)
Actual - atual (depois de todas as palavras serem «atualizadas», vai ser tudo uma complicação do catano)
Óptimo - ótimo...
(...)

Meus caros, há de facto uma alteração nas palavras. Alteração que me leva a pensar duas coisas:
A primeira é que vamos ter de nos habituar a ver novelas brasileiras noite dentro;
A segunda é que vamos ter de aprender a fazer Muquecas que, inevitavelmente, substituirão o nosso Bacalhau com Todos.
A terceira (peço desculpa, mas afinal são três coisas), é que o Zarolho (a.k.a. Camões) e o Afonso Henriques devem, sem dúvida alguma, estar a dar voltas e voltas nas suas respectivas campas.
Andou o Zarolho a fumar ganzas de má qualidade só para escrever um calhamaço a enaltecer os tugas e a sua língua, e o Afonsinho a dar mocadas nos espanhóis e nos mouros (Benfiquistas à parte!), para agora vir um Sócras e dar cabo de tudo o que era Luso!

Pergunto: Para quê mudar um idioma e assinar a merda de um acordo quando nós tínhamos um idioma próprio que já era escrito e falado de forma personalizada?
Vejamos:
  • Uma velhota que estava aqui há dias no comboio, e que certamente vinha do Marco de Canavezes, disse: «O meu neto foi à psicólia!» (Psicóloga);
  • Outro caso é de outra senhora da mesma região ter dito: «O meu filho carrega o telemoile com 20 eiros!»;
  • E outra ainda disse: «O presuinto que o meu filho serviu no casameito era de um puorco de pata preta!»
  • Há também uma senhora de avançada idade que, em amena cavaqueira disse: «Agora os condutores já não podem usar o telemóvel! Agora têm de usar o irocular!» (Auricular);
  • E há também quem já tenha dito: «Eu agora não posso bober auga!» e um «Passa-me aí o Frissumo!»;
  • Ah... e existe aquela célebre frase: «A mim o que me assusta mais é o câncaro!» e ainda aquela «As alfácias fazem bem ao castrol e ao pelo!».
Dois exemplos das alterações actuais ao idioma português! Em vias de extinção!

Segundo fonte próxima de mim (o chibo de serviço, é claro) afirmou que Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, disse:
«Estou f**ido!!!!! Vou ter de aprender a falar!».

A crise chegou também às mensagens de telemóvel! Os putos começaram a ficar baralhados com palavras como "lol", "chuac","oi", "kisses", "amña" visto que não sabem como se escrevem segundo o novo acordo.

Coisas tão corriqueiras como um "vou à retrete arriar o calhau!" ou um "deixa-me vestir o fato!" serão substituídas por um "vou ao banheiro fazer um côcô!" e "me deixa vestir o terno!".

Enfim!

Portanto petizes, o melhor que têm a fazer é adquirirem um dicionário qualquer escrito em brasileiro porque há que estar atualizado e há que saber escrever!

Tenham juízo!

Poeta Acácio (Poeta do Desassossego Desassossegado)

TENHO DITO

14 comentários:

violent.femme disse...

Lá se vão os nossos típicos regionalismos! E as gentes das aldeias com as suas tiradas...enfim!

Anda a circular a petição contra o novo acordo, julgo que me chegará dentro de pouco tempo, se alguém ainda não recebeu e quiser assinar, digam mails que eu envio para todos. Vamos lá acabar com esta palhaçada!

Moyle disse...

ora, se juntarmos os dois textos está, basicamente, tudo dito. falta apenas o Pacheco Pereira sair da petição para a coisa ganhar credibilidade suficiente para as pessoas a assinarem.

violent.femme disse...

"falta apenas o Pacheco Pereira sair da petição para a coisa ganhar credibilidade suficiente para as pessoas a assinarem"

xD

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

violette*:
ó cara violette, se o receberes, envia-me! Vou ter todo o gosto em assinar!

Beijos

TENHO DITO

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

moyle:
é que também já me pareceu que ninguém acha esta petição muito credivel por causa disso! Vamos a correr com o Pacheco Pereira!! hehehehehe

Um abraço

TENHO DITO

Jiminy_Cricket disse...

"oi" Poeta,

depois de ler o teu texto lembrei-me da vizinha da mamãe que diz que tem uma "ursela".

Um dia deste diz "oi? heim?"

beijos

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

jiminy_cricket:
tá bem... heheheheheheh

Beijos poéticos

TENHO DITO

violent.femme disse...

Poeta, aqui está:

http://www.ipetitions.com/petition/manifestolinguaportuguesa/

por favor, assinem!

*

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

violette*:
boa! obrigado!

Anónimo disse...

Alguem salve a nossa parolice....

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

my big brother:
há quem já esteja a tratar disso!... falta é saber quem, meu caro... falta saber quem!... hehehehe

TENHO DITO

violent.femme disse...

de nada!;)

Anna Molly disse...

Naum perecebi náda distu!!!!
Eh qe u méu purtuguech nãum éh muinto bom!

:p

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

soya toya:
nem eu!.. mas isto deve ser "Português técnico"... hehehehe

Beijos poéticos

TENHO DITO