-


quarta-feira, dezembro 31, 2008

Memórias de uma nôte de Revelhóne... Cenas palermas mas com piada...

Meus caros petizes, piquenos e afins (esta parte foi a pedido da queridíssima Liana), cá estou eu, no último dia do ano da graça de 2008 para vos trazer mais cenas do arco da velha.
Pois bem, dado que estamos a poucas horas do novo ano, lá decidi acabar o ano em grande e escrever uma última posta de pescada à lá poeta.

Pois é... mais um ano se passou e a malta mais palermices viu... aliás, atrevo-me a dizer que 2008 foi, em termos de palermice, um ano e peras!!! Começando no todo-poderoso Magalhães e acabando nas horas de dormitar e respectivas calinadas de Mario Lino (esse mestre na arte da palermice!), palermices não faltaram... e o que espero é que estas figuras (tristes por vezes) façam de 2009 um ano mais palerma do que o de 2008!!!

Mas isto não se trata de uma porra tipo «Ano em Revista» como fazem os jornais, TV's e afins deste país. Não!!!... nada disso, esta pescadinha vai abordar as figurinhas tristes de uma nôte de revelhóne (como o próprio título da posta faz transparecer à pequenada que visita este estaminé).

Meus caros, esta noite é, sem dúvida nenhuma a noite das noites. A noite em que um gajo bebe que nem um canário, efectua uma série de rituais palermas, faz uma directa, tenta escapar à bófia, é apanhado pela bófia, fica sem carta e por fim - e para terminar em beleza - acaba à porta das urgências com uma tremenda broa a comer-lhe a cabeça! Tudo por esta ordem! É certinho!!!

Vejamos:

1.
Um gajo normalmente passa o dia de 31 a pensar onde raio é que vai passar a noite: se na Quinta das Manteigas, se no Bar do Vício ou se com a famelga. Bem sei que há uns gajos que já são mais prevenidos e, com um ano de antecedência já tem esta merda toda preparada, mas tradição é tradição! Escolher um sítio pa passar o ano é à última da hora! Mainada.
Ahhhh... e há também aqueles que também escolhem qual o Hospital com as melhores urgências para o tratamento da broa! Chegam até a fazer reserva, não vá o diabo tecêlas.
Pontos importantes na escolha do local são, sem dúvida nenhuma:

Primeiro ponto:
Há gajas boas com fartura?

Segundo ponto:
Há bebidas com fartura?

Terceiro ponto:
Fica perto das urgências? (este último facultativo pois há quem seja certinho e só beba auguinha)

Quarto ponto:
O DJ vai passar Quim Barreiros e mais uma catrafada de músicas de caractér apimbalhado?

2.
Escolhido o local onde se vai passar o ano, chega a tão desejada nôte!!! Ahhh... bora lá pa festa!!!
Sejamos verdadeiros... a primeira cena que a malta faz quando lá chega é ligar o detector-de-gajas-Turbo3000, ó despôs vai reclamar a garrafinha de champagne foleiro a que tem direito (ainda estou a tentar perceber como é que alguém consegue apanhar uma broa com uma garrafinha de Asti Gancia ou de Fita Azul... seja!).... depois é só juntar o útil ao agradável e contrair a broa de fim d'ano. Ahhhh... e fazer-se às gajas a toda a força!!!

3. O problema de se embarcar umas garrafitas de champagne foleiro são os efeitos secundários nefastos provocados! Admitamos que neste dia mesmo quem não sabe dançar, depois de meia dúzia de copos nos cornos, dança! Mesmo que dançar seja sinónimo de parecer uma galinha em época de postura!
A sério! Um gajo faz certas e determinadas figurinhas dignas de serem documentadas em vídeo e postas no YouTubiiii!

4. Ideia principal da noite de passagem d'ano: tentar aguentar o maior tempo possível, com um teor alcoólico no sangue digno de fazer inveja a um barril, com os olhos o mais abertos possível, coisa não aconselhável a meninos! O engraçado desta merda é que passado um tempo já um gajo tá a dormitar no meio da festa e a fazer uma figurinha tão pior quanto a feita na alínea anterior.

5. Um gajo na noite de fim d'ano tem duas preocupações:
Conseguir engatar uma gaja e escapar à bófia.
Enveredemos pela última preocupação (visto que a primeira, devido à bebedeira que um gajo apresenta, nunca resulta)...
Gajo que é gajo, mesmo parecendo um barril, mesmo não conseguindo fazer o quatro e vendo tudo à sua volta mais turvo que uma manhã de nevoeiro decide pegar no seu chaço e desafiar as leis da estupidez! Levar o carro até casa sem bater em ninguém, sem abalroar nenhum caixote do lixo e sem ser apanhado pela bófia!
Tristeza das tristezas! O gajo é apanhado pela bófia!!! Ahhh... e este indivíduo é menino para trazer um gajo no carro que só bebe auguinha, mas quem vai a conduzir é o palerma que nem consegue andar em linha recta!

6. O tipo é apanhado pela bófia, mas, curiosidade das curiosidades, neste dia parece que a bófia consegue tar com uma broa maior do que o gajo em questão.
Nestes dias ouvimos a bófia fazer perguntas tão estúpidas como:
«Você vem de uma festa? E esteve a beber?»
Pois é nestas alturas que apetece dizer: «Nã shôr guarda, eu venho de casa da minha rica avózinha e só bebi um calicezinho de Vinho do Porto! Tivemos a jogar à bisca em pé e o camandro!»
Também é costume não sermos os únicos a sermos parados. Neste dia, a zona onde nos fazem paragem pareçe uma after-hour, com pessoal a ver quem é que consegue bater o seu recorde em matéria de broa! E se há algum que tem 0.5 é catalogado de menino da mamã!
Um gajo, por fim, lá acaba com a carta apreendida e com um tremendo desfalque na conta bancária.

7. Para terminar em beleza um gajo tá a chegar a casa e, proeza das proezas, entra em coma alcoólico!!! Resultado: Vai parar às Urgências do hospital da terriola com uma tremenda nassa provocada pelas terríveis garrafinhas de espumante rasca! Findo este dia fatídico (o primeiro do ano) um gajo vai para casa com ela fisgada: «Pó ano consigo fazer melhor!»
Portanto pequenada, neste dia que é o último do ano, "tomainde" as devidas precauções: Não façais figurinhas tristes, não "bobais" como se não houvesse amanhã e deixai o chóninhas que tem fobia a bebidas alcoólicas levar o carro!

Bom Ano e cuidado com as espinhas do bacalhau!!!

P.S.: E não se esqueçam de vestir a bela da cuequinha azul!!!

Poeta Acácio (Poeta do Desassossego Desassossegado)

TENHO DITO

16 comentários:

Anónimo disse...

Feliz ano novo bem regado a Casal Garcia!

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

Um bom ano... de preferência tb bem regado, com casal garcia ou com outra coisa qq!...

Um abraço

TENHO DITO

Anna Molly disse...

Estava a ver que não fazias um post sobre a passagem de ano! :)

Adorei a parte da dança...falta de sentido ritmico e alcool não combina! ("galinha em época de postura!" LOOOOL!!!)

Kisses

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

soYa_ToYa:
alguns tótos parecem mm uns galinácios... só lhes falta, claro está, pôr o ovo! hehehehehehehe

Beijos

TENHO DITO

Moyle disse...

o fim de ano é a altura ideal para os concursos internacionais do lançamento do cabrito, tendo São Gregório por patrono. São competições lindas, tirando a parte do cheiro, claro.

Bom ano de 2009

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

moyle:
meu caro, desconhecia qual o patrono das passagens de ano... então é por isso é k no final das festas o pessoal está sempre a falar no Gregório! hehehehehehehehe
por acaso deve ser uma prática um pouco pó fedorenta... mas elucida-me só meu caro... o cabrito tá vivo na altura do lançamento, ou já vai assado??? hehehehehehehehe

Um abraço

TENHO DITO

Moyle disse...

depende do jantar poeta, depende do jantar:)

abraço

Liana Andra Marques disse...

podias te ter esforçado mais. mas nunca pensei que me tivesses em conta ;)

Vitória disse...

loooool

Bom Ano acaciozinho.;P

Beijo

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

moyle:
ahhh bom... assim tá melhor! hehehehehehe

Um abraço

TENHO DITO

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

liana andra marques:
efeitos da passagem d'ano... eu ainda nã tava completamente refeito da broa do natal e deu-m para escrever isto... confesso que não tá la grande coisa... enfim:)

Tenho uma enorme consideração por ti!
:p

Beijos poéticos

TENHO DITO

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

vita:
um bom ano també pra ti! hehehehehehehe

Beijos poéticos

TENHO DITO

violent.femme disse...

já cá fazias falta :p

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

joana.:
eu por acaso ando um koto desaparecido.. sbs como é... aulinhas, fac, bilhar (LOL)... pco tempo dá para cá vir e para comentar os vossos posts... nem tempo tenho pa comer (tou a brincar) lol...

Beijos

TENHO DITO

Jiminy_Cricket disse...

Oi Pedrocas Poeta,

atrasada mas passei para te desejar um bom ano ;)

beijos

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

jiminy_cricket:
obrigado... beijos e bom ano! :p

TENHO DITO