-


segunda-feira, março 03, 2008

A Pérola Portuguesa - O Zé Portuga retratado! Ó QUINHAS TIR'ÓS PUTOS DA BARRACA QUE VAI CAIR MUOLHOOOOOO! por Poeta Acácio

Atão cambada? Com saudades minhas?
Ora, meus caros petizes, achei por bem escrever uma pequena reflexão sobre o povo português, ou melhor, sobre uma das figuras mais conhecidas de todo o mundo: O ZÉ PORTUGA!
E é dessa figura que vos vou falar neste meu estaminé. E, porque não um poemazito manhoso em jeito de enaltecimento das qualidades deste grande figurão, assim como já o fez um dia o saudoso poeta Zarolho, hem?
Ora cá vai:

Os gases e os sons largados
Por vós que no sofá estais refastelados,

E não fazeis um corno durante o dia
Coçando apenas a tomataria!


Realmente, superei a minha inteligência e a minha estupidez... mas esqueci-me de referir, nesta poesia manhosa, um ícone dos modos tugueses: a necessidade do portuga puxar a gosma que lhe vai na traqueia... normalmente mais parece que o indivíduo está a puxar aquela badalhoquice aos intestinos, ou quiçá, ao cu, tal é o grunhido...

Claro que para além dos modos, o típico Zé Portuga é também um homem «prá frentex» na sua forma de ver a moda.
Portuga que é portuga, faz a sua própria moda! Anda sempre de chinelinho no pé, soquetezinho branco de desporto (normalmente com um estampado da raquete), calçãozinho acima da coxa (e de preferência verde alface) e camisolinha interior cabiada.
Meus caros, é o «gentleman» em pessoa... pelo menos o chamado «gentleman-das-cavernas»!

Adiante...

Como devem saber, o portuga foi (e é), desde tempos imemoriais, catalogado de macho latino. Julgo que tudo isto deve ter começado na pré-história, mais concretamente no paleolítico superior, pois relatos recentes mostram a existência de pinturas rupestres na península ibérica (mais concretamente em Foz Côa) onde há representações claras de Machos Latinos.
Há também cientistas que mostrar que o macho latino é dos únicos vestígios claros da evolução humana.

Estes cientistas mostram a evolução da seguinte forma: Australopithecus, Homo Erectus, Homo Sapiens Neanderthalensis, Homo Machus Latinus Grunhus Portuguesis (ver imagem ao lado) e Homo Sapiens Sapiens.

Aliás, só assim se compreende a exagerada penugem, ou matagal que cresce no peito, braços, pernas e etc...

Quanto à higiene do Zé Portuga, é muito simples:
A lavagem feita à base de sabão rosa ou sabão azul e branco (normalmente de ano a ano) e a unhaca gigantesca em perfeita harmonia com as manápulas do sujeito.
No cabelinho uma boa dose de Restaurador Olex e uma gotinha (ou mesmo o frasco inteiro) de Petróleo Olex, só para dar um toque pastoso à cabeça.
O cheiro que o indivíduo emana... hmmmmm.... a cavalo, definitivamente, variando para Old Spice, em dias de festa (normalmente quando o grunho faz anos).
Os dentes... glup... amarelos com tendência pró negro. Normalmente lavados com o que resta da pasta Medicinal Couto adquirida em 1962.

A linguagem do Zé Portuga: Português corrente, como se pode ver.

No que toca a alimentação, esta espécie de ave rara é muito selectiva. Sandes de torresmos, pistachos, acepipes, presunto, chouriço, salpicão, coiratos estão na base da sua alimentação. Para beber: cerveja e vinho a martelo (para variar).

A sua casa esta cheia de características típicas de um patriota! A bandeira ao contrário e o Santo Antoninho com a figura de Nossa Senhora de Fátima em primeiro plano, com os dizeres «Em Fátima rezei por ti!», são alguns dos elementos da decoração.

Como vêem, meus caros, o típico Zé Portuga é um ser multi-facetado, com uma cultura própria e uma forma de ser e de estar muito forte... se calhar demais!

Poeta Acácio (Poeta do Desassossego Desassossegado)

TENHO DITO


23 comentários:

violent.femme disse...

Achoo que o pormenor do Old Spice já passou a mito, hoje em dia ficam mesmo pelo cheirinho a cavalo! ^^
Quanto ao vestuário permite-me que discorde! Em vez da camisola sem mangas, julgo que ainda mais típico do Zé Portuga é a camisa a rebentar pelos botões tamanha a barriga de cerveja, e que geralmente vem acompanhada da bela mancha de suor no sovaco!

Adorei a evolução da especie, Mas o Machus Latinus Grunhus Portuguesis é intemporal e prevalecerá sobre qualquer especie! muahahaha ^^

Gaja Boa 2 disse...

Muito boa esta tua dissertação acerca do tuga!!!! Muito bom mesmo!!!

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

violette*:
ora aí está uma variante do Machus Latinus Grunhus Portuguesis, porém já com algumas actualizações... tal como os macacos tiveram de se adaptar às planícies optando por uma posição erecta, o mesmo aconteceu com esta espécie, tendo de se adaptar às camisas... mesmo que estas não lhes sirvam. hehehe

Beijos

TENHO DITO

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

gaja boa 2:
faz parte de um trabalho de investigação levado a cabo por... mim, é claro. o objectivo: tentar arranjar coisas estúpidas existentes deste tempos remotos.

Parece que consegui... BOA!

Beijinhos

TENHO DITO

violent.femme disse...

O que não faz a força da necessidade! ^^

*

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

violette*:
havendo forçinha, há obra feita... o pior é depois... xD

TENHO DITO

violent.femme disse...

Be afraid... Be very afraid!! xD

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

violette*:
GRUNHOS À VISTA!!!!!

hehehehehehehe

TENHO DITO

Cavaleiros do Apocalipse disse...

E o futebol? O FUTEBOL?! Esqueceste-te do futebol, pá! É absolutamente imperdoável esta tua lacuna.

Em relação aos desgostos amorosos: "ná". O que me vale são os panfletos do Dia.
Nunca mais te vi pela net!

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

cavaleiros do apocalipse:
por acaso não me lembrei dessa... bolas! Realmente é uma coisa que o portuga mais adora... pátria, Deus e... futebol! hehehe

Eu por acaso também nunca mais te vi pelo msn... normalmente quando eu inicio sessão no msn tu não estás online... andamos com as horas trocadas... se calhar é do fuso horário (hehehe). É que a diferença horária entre Ermesinde e Lousada é prá aí de... vá lá... 0 horas... hehehe

Beijos

TENHO DITO

Anónimo disse...

ora entao ca tou eu pra comentar o teu blog....
ta mt fixe.. =)
este placard mostra bem a realidade portuguesa....
bjs
continua a escrever assim :) loool

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

catita:
Uma conterranea no meu singelo estaminé... iuuupi... que fixe!

Há todo um conjunto de coisas que revelam a grande realidade portuguesa... a bosta, pois claro!

Volta sempre...

Beijos

TENHO DITO

violent.femme disse...

Qualquer dia estará no meu humilde blog uma especie de continuação do típico português, mas desta vez tem que ver com a sua típica forma de pontução sintactica! xD

Moyle disse...

isto também tem coisas positivas porque significa, para além de qualquer dúvida, que o Castelo Branco e o Cláudio Ramos não são portugueses. O que é um alívio do caraças.

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

violette*:
o pior para esta tipologia do homem português vai ser a adaptação ao novo acordo ortográfico... hehehe

Beijos

TENHO DITO

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

moyle:
Meu caro, isso é a melhor coisa que podia ouvir... URRA! O Castelo Branco e o Cláudio Ramos NÃO SÃO PORTUGUESES!!!!
Pessoal... hoje há festa em minha casa! O consumo mínimo são duas bolachas e um copinho de leite morno!

TENHO DITO

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

ana teles:
é bom 'ber' que há alguém que se ri, e que se diverte a ler as minhas palermices... hehehe

Beijinhos

TENHO DITO

violent.femme disse...

Epá, nem digas isso! A chamda Nova Terminologia do português não alterará em nada o Zé Portuga! Ele na sua maioria já é iletrado e é por isso! ;)

*

violent.femme disse...

Falava eu da nova terminoologia e o Poeta do novo acordo ortográfico e por isso resoslvi vir deixar o meu testemunho reelativamente ao dia de ontem onde correram nos jornais e teleejornais as mudanças assassinas que implica o novo acordo. Sem querer parecer algo radical ou xenófoba, tenho a dizer: em vez de serem os brasileiros a aprender a falar e escrever Português correctamente, somos nós, PORTUGUESES, que temos que aprender a falar daquela maneira estranha, que por sinal assassina e afecta a nossa língua materna, a língua de Camões??!!!!
Bem, quis só demonstrar o meu profundo desagrado em relação a este assunto e deixar escrito que apesar de ter sido dado o prazo de 6 anos (ahaha! tem validade e tudo! atenção que daqui a 6 anos o Português fica fora de prazo! e pode dar indigestão - e dará no que depender de mim)para nos adaptarmos a esta ridícula nova maneira de escrever, EU continuarei a escrever o Portugês de ontem, o meu Português!!! E atenção meus caros, com esta brasileirice toda, qualquer dia em vez "máquina fotocopiadora" andamos a dizer "xerox".
As minhas sinceras desculpas a todos os brasileiros que não concordam, como eu, com o novo acordo!

Caro Pedro Correia ou Poeta Acácio, peço desculpa por ter aproveitado a tua deixa, mas aqui fica uma sincera e portuguesa opinião.

*

violent.femme disse...

correcções:
terminologia
resolvi
relativamente
telejornais

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

violette*:
confesso que também estou um pouco confuso quanto ao novo acordo ortográfico...
Será que também vai afectar as SMS?
É que agora que ja me estava a conseguir decifrar certos códigos, vem este acordo e pumba! Fode o negócio todo! xD

Beijos

TENHO DITO

violent.femme disse...

ahahah! quanto as sms nao sei bem, eu só consigo decifrar o código mais básico, agora aquele que soa a transmontano-apitalhado cheio de XIXEX confesso que é algo que ultrapassa a minha capacidade mental de raciocinio linguistico.

*

liliana_lourenço disse...

Fartei-me de rir com a tabuleta que aparece no fim do post... Tá fixe! :D.. e o teu texto também.

Nice blog!

Vou passando por aqui! :)

Bom fim de semana!

**