-


quarta-feira, fevereiro 06, 2008

O caso do engenheiro que não era engenheiro e que assinava projectos que não eram dele - Não perceberam? Pois eu também não!

Era uma vez - sim porque qualquer historieta que se preze tem de começar assim - um "Engenheiro". Esse engenheiro tinha aspirações, muitos sonhos e muita, mas mesmo muita palermice enfiada na caixa córnia.
Dizia ele para com os seus botões:
«É pá, um dia hei-de ser Secretário Geral de um partido político famoso, hei-de tirar o curso de engenharia (por fax, pois claro) e, se tudo correr bem, depois de muitas botas lambidas e muitas cunhas, hei-de chegar a Primeiro desta nação que é a Abrunhosa de Cima! Isso era porreiro, pá!».
Rezava todos os dias à sua Santa protectora, a Santa Ignorância, como bom menino que era, pedindo maior contenção orçamental e salários mais baixos.
Todos na freguesia de Inocêncio dos Galos, conselho de Atrasadices que fica no caralho mais velho, mais 700 paus de taxi, o conheciam por «Shôr-Engenhêro-da-mula-russa».
Habitual frequentador de inúmeros espaços da aristocracia de então, como o Bar da Esquina, a Tasca do Shôr Manel e também d'O Bordel da Amália, este engenheiro, coleccionava projectos, trocando os repetidos por outros:
«Projecto para o novo aeroporto da Ota", já tenho repetido! Ó Manelinho Eustáquio, queres trocar este projecto pelo projecto "Aeroporto de Alcochete"?» - perguntava ele, nos intervalos das aulas, no recreio da Escola Independente de Atrasadices, ao seu colega de carteira, ou melhor dizendo, de poleiro!
Este pequeno Engenheiro, depressa se tornaria homem, indo já sem acompanhante ao "Bordel da Amália" para jogar ao pião e debater técnicas de reprodução, bem como estratégias de remuneração com as restantes funcionárias do estabelecimento.
Apelidavam-no então de «Futuro Primeiro». Diziam as funcionárias deste estabelecimento:
«Este catraio há-de ter futuro como Primeiro de Abrunhosa de Cima! Engatar a primeira é com ele! O problema é desengatar...».
Pois bem, bota alta, anelzinho à azeiteiro e cabelo jeloso era a sua imagem de marca, imagem de marca dos anos 80/90 (ou a merda que o valha), altura em que começa também a frequentar as aulas de inglês técnico em part-time, visto que a sua condição de Secretário Geral (que tanto ambicionara desde cachopo) não lho permitiam.
Mais tarde (mas mesmo muito mais tarde), conclui o curso de engenharia, a um Domingo, com algumas cadeiras (ou sofás) concluídos por fax.
Jovem cheio de ideias, logo começou a arranjar projectos.Funcionário da Câmara Municipal de Atrasadices, começa a desenvolver projectos, à média de 20 a 30 [projectos] por minuto, aumentando posteriormente para 70 por segundo, um verdadeiro prodígio para um jovem na flor da idade.
À sua custa, obras como a Casa do shôr Manel - carpinteiro de cofragem desde os seus 2 anos - obtiveram aprovação, sendo posteriormente consideradas, obras de grande valor devido à sua vanguarda.

(casa do senhor Manel Carpinteiro - coitado!)

Mais tarde, este valoroso jovem, conseguiria alcançar o seu maior sonho... ser Primeiro de Abrunhosa de Cima, colocando-a na melhor posição de todos os tempos... A BOSTA!

Moral da história: Actualmente qualquer um pode ser frequentador de uma casa de massagens!
Onde é que já terei ouvido uma coisa semelhante?

Poeta Acácio (Poeta do Desassossego Desassossegado)

TENHO DITO

13 comentários:

D. disse...

eh pah, és cruel. não se diz assim mal de um senhor primeiro ministro.... xD

Cavaleiros do Apocalipse disse...

No meio de todas as palermices que escrevo no meu blogspot, consegues sempre fazer-me dar uma gargalhada. Fico-te agradecida. :)

Moyle disse...

quando a ficção é mesmo boa, nunca a realidade se aproxima dela e este é o caso. aqui está uma boa peça de ficção.

Elsa Miguens e Ana Silva disse...

E aquela parte em q o menino prodigio cai de um banco e morre acidentalmente?Era giro e não seria a primeira vez....Eu posso arranjar o banco.Alguém o empurra,faxabor?

Bjinhos sp empinados

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

daniela:
xiuuuu!... não digas nada a ninguém!... isto fica só entre nós... e mais meia dúzia! hehehehe

Beijinhos

TENHO DITO

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

cavaleiros do apocalipse:
é bom ver k há alguém k solta uma gargalhada à conta das minhas palermices... xD

Beijinhos

TENHO DITO

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

moyle:
digamos que era para ser um género de Aniki Bóbó à-lá-poeta... calhou bem! uma pitada de thriler com outra pitada de estupidez e... voilá... sai uma destas fresquinha!!!!...

Um abraço

TENHO DITO

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

narizinho empinado:
era bom era que alguém lhe desse uma cadeirinha dessas... ui!!!! era tão fixe! xD

Beijinhos poéticos

TENHO DITO

Sara Morgado disse...

Parece que sim, mas também já ouvi dizer que as casas são tão feias, tão feias, que mais valia a pena dizer que, de facto, não foi ele.

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

sara morgado:
também me pareceu já ter ouvido isso... mas serão ou não dele?
Não percam o próximo episódio, porque nós também não! hehehe

Beijinhos

TENHO DITO

Cavaleiros do Apocalipse disse...

Esse gajo é "porreiro, pá!", para utilizar uma expressão do mesmo. Valha-nos o vocabulário jovem e alargado do nosso Primeiro-ministro, o Salvador. :)

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

cavaleiros do apocalipse:
não diria o Salvador, mas sim «Sócrates, o Magnífico»... rei da treta!

TENHO DITO

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

templo do giraldo:
publicidade... interessante.
vou seguir o teu conselho e vou passar por lá... agora segue o meu: passa também por aqui..

TENHO DITO